sua senha

O Conceito de acessibilidade é definido como algo simples e direto de resolver, "... é executar um caminho que seja possível de conduzir adequadamente e com segurança alguém que se desloca sobre rodas...".

Esta norma faz a abordagem de vários temas, que aliados a legislações federais, estaduais e municipais, que se cumpridas se tornam de fundamental importância para a população brasileira, que já alcançou a marca dos 15% portadores de alguma deficiência.

Infelizmente poucos locais se propõem a atendê-la na forma mais adequada, e em outros locais, as soluções quando existem ainda são totalmente inúteis e pouco resolvem. Um pequeno obstáculo, às vezes imperceptível para quem desconhece os fatos e não convive diariamente ou de perto com o problema, pode causar uma queda ou uma interrupção no deslocamento de uma pessoa portadora de deficiência, além do inconveniente desconforto.

Se todos os segmentos da sociedade, os empresários, os governantes dos três poderes, utilizarem a boa vontade e a convicção em criar e regulamentar , mas principalmente , fazer cumprir as leis já existentes sobre a matéria, aí o problema já estará parcialmente solucionado.



Cachoeiro de Itapemirim é uma cidade geograficamente complicada de permitir acessibilidade e mobilidade urbana. Muitos morros, muitos problemas estruturais e também sociais e culturais. A cidade realmente não está "preparada" para lidar com essas pessoas, mas elas são muitas e ficaram por muito tempo presas em suas residências por impossibilidade de locomoção.

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. No transporte, Cachoeiro já avançou, pois tem sua frota de ônibus já adaptada em grande quantidade e cada ônibus novo que chegar na cidade, já virá adaptado de maneira adequada. Os funcionários da empresa são devidamente treinados ao manuseio dos elevadores instalados nos coletivos e estão aptos ao atendimento especial aos deficientes.
O Projeto Ir e Vir também demonstra o tamanho do avanço da cidade na área de transporte, mas ainda há muito a fazer quanto a estrutura e preparo do município.

- A acessibilidade precisa chegar a: escolas, hospitais, bancos, órgãos públicos, cinemas, teatros, banheiros públicos, supermercados, calçadas, etc.
Há problemas com calçamentos, excesso de buracos nas vias, escadas, morros, etc.
# Soluções a serem discutidas na cidade: Elevadores, rampas e calçadas adequadas, sinais de trânsito com aviso sonoro (para cegos), pavimentação das vias, orelhões com altura adequada para cadeirantes, pontos de ônibus acessíveis, vagas de estacionamento.
Muito já se caminhou, mas a estrada é longa e a participação da população é fundamental.


rodapé Rodrigues Design Flecha Branca Cartão Melhor Viação Santa Luzia